Que tal se organizar com o método de metas SMART? 🧡

Aproveitando a pauta de vida e carreira, gostaria de te falar sobre o método de “MetasSMART”, se você já utiliza, este post é uma ótima oportunidade para compartilhar sua experiência, mas se ainda não utiliza ou não sabe a respeito, vem comigo.

Em 1991 o George Doran publicou o artigo “There’s a S.M.A.R.T Way to Write Management’s Goals and Objectives”, e nele descrevia o que hoje conhecemos como “Metas S.M.A.R.T”, que consiste em definir metas com clareza de foco e direcionamento.

O método propõe que em primeiro lugar, saibamos diferenciar objetivos de metas, e ao estabelecermos as metas que elas sejam específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e temporais. Que “trocando em miudos” é entendermos como vamos chegar onde queremos? em quanto tempo e como saberemos que chegamos lá?

Eu tive muita dificuldade para classificar objetivos, metas, ações, tarefas e afins – caso você também seja uma dessas pessoas, aí vai uma dica que eu recebi: “objetivo é o destino final da viagem e as metas são marcos que atingimos no percurso para poder chegar até lá”.

Vamos aproveitar esse mesmo exemplo de viagem para exercitar metas SMART, imagine que meu objetivo (destino final) é conhecer 5 paises em continentes distintos em 5 anos, pensando num período tão longo como eu começo a planejar? Neste cenário posso colocar como meta, conhecer um país por ano. Mas para que eu possa conhecer um páis por ano tem várias coisas que eu preciso fazer, que viabilizem essas viagens como economizar uma certa quantia de dinheiro, num certo período de tempo, e é aí que o método consegue nos ajudar mais ainda.

Como funciona? Como precisam ser essas metas?

🟠 ESPECÍFICAS:
S (specific)

Muitas vezes quando precisamos definir esse “como vamos”, temos uma tendência a ser subjetivos, o que torna difícil realmente mensurarmos o quanto perto ou longe estamos de onde precisamos chegar. A proposta aqui é trocar o “preciso juntar grana” pelo “preciso economizar 10 mil reais em 6 meses” ou “este ano vou conhecer um pais” por “em dezembro de 2022 viajar para a Espanha”.

🟠 MENSURÁVEIS
M (measurable)

Outra característica importante é que você seja capaz de medir com um número, um percentual ou ainda com um simples “sim” ou “não”. Se pegarmos o exemplo aqui podemos medir a quantidade de dinheiro economizado ou a quantidade de países já visitados.

🟠 ATINGÍVEIS
A (attainable)

Diferente dos “moon shots’ que damos com os OKRs, aqui o game é ser realista. A meta tem que ser possível de ser atingida dentro da sua realidade atual ou com mudanças possíveis. Então imagina que você precisa econimizar 10 mil reais em 6 meses, mas você ganha 5 mil reais por mês dos quais 4 mil já estão comprometidos, ainda que você faça um grande esforço (dentro dos padrões normais) os 10 mil reais não são atingíveis.

🟠 RELEVANTE
R (relevant)

As metas que você vai trazer para o planejamento precisam ter certa relevância no processo, senão você corre o risco de estar gerenciando tarefas e não metas. Por exemplo, o número de horas extras ou freelas que você precisa fazer para te aproximar da meta financeira podem não ser tão relevantes quanto o total de dinheiro que você precisa ganhar a mais. Então ao inves de “trabalhar 20 horas extras por semana”, você pode usar “gerar mil reais a mais por mês”.

🟠 TIME BOUND
T (temporal)

E por ultimo mas super importante é que essas metas tenham tempo determinado, porque também é assim com os objetivos (caso contrário são apenas desejos ou sonhos). E o cuidado principal é garantir que estes pedaços de tempo que você vai planejar suas metas sejam coerentes ao total de tempo que estabeleceu para o seu objetivo. Então se o objetivo é “Conhecer 5 países em 5 anos”, está super adequado ter como meta “conhecer um novo pais em 2022”, por exemplo.

Se ainda sim, ainda não está claro como levar para prática, vou te sugerir aqui alguns conteúdos que podem te ajudar também:

Modelos Adobe: https://www.adobe.com/br/express/create/worksheet/smart-goal

Modelo Miro: https://miro.com/pt/modelos/metas-smart/

Exemplos: https://herospark.com/blog/metas-smart-exemplos/

Livro: Como definir Metas Smart e Alcançá-las

Espero que vocês tenham gostado e que possam aplicar em suas vidas e carreiras!

Deixe um comentário