Kit de sobrevivência no mundo corporativo. 🧡

As sextas-feiras costumamos falar de carreira por aqui e hoje vou contar uma historia pessoal e trazer uma reflexão sobre o mundo #corporativo e suas transformações.

Comecei cedo e por uma grande parte da minha carreira eu “fiz parte do sistema”, com louvores. A primeira a chegar, a ultima a sair, pegava os projetos mais difíceis e virava o jogo, poucas horas de sono, high heels & red lips. Certeza que muitos lembram de mim assim. 😘

Quando me dei conta da minha saúde precária, vida social zerada e do quanto eu não tava em fato evoluindo na carreira e na vida passei a ser “resistência”. Naquela época eu tava sozinha. Dizer “não”, sair no horário, trabalhar home office e “ter vida” eram quase “crimes capitais” – mas eu sempre fui muito boa no que eu fazia, então meio que compensava para as empresas.

Hoje vivemos outro “espírito do tempo”, onde muitas das coisas “rebeldes” que comecei lá atrás, hoje são vistas como “saudáveis” e até necessárias. Agora eu quero outras. Quero trabalhar em um mundo corporativo onde eu (e todo mundo) possa ser uma pessoa.

🔶 Quero um mundo corporativo onde resultados importem mais que camaradagem, sem tartarugas em cima de árvores bem altas. Onde “parecer” importe menos que “fazer”.

E por mais que eu pense diferente, precisei de muita flexibilidade pra chegar aqui 20 anos depois e ver as coisas “mudadas”. Muitos conceitos precisei assimilar, alguns aceitar e outros aprender a conviver.

Por isso deixo aqui algumas dicas de sobrevivência corporativa para todos os #outliers de hoje em dia:

🟠RELACIONAMENTOS
É necessário se relacionar. Conhecer as pessoas, saber “quem faz o que”, como pode te ajudar e como você pode ajudar essa pessoa – é 30% do seu trabalho em qualquer empresa ou segmento.

🟠PERFORMANCE
Nada fala mais alto do que o que você faz com o seu conhecimento, como você performa. Estudar muito, saber muito sobre muitas coisas só vai te ajudar se você gerar resultados com isso.

🟠CAMARADAGEM
Ela existe e é pano de fundo pra como as coisas funcionam no meio corporativo. Se você não aprender a jogar vai ficar de fora da mesa. Por muitos anos preferi fingir que ela não existia e foi um erro. Você não precisa fazer parte, mas precisa aprender a [con]viver com ela.

🟠POTENCIAL
Potencial é um mito no mundo corporativo, importa mesmo é potencia. Ninguém vai te promover pelo que você pode um dia fazer. Lembre-se disso, mas mantenha as regras do jogo bem negociadas, muitas empresas usam esse princípio para suportar desvios de função e uma relação “perde-ganha”.

🔶 É claro que existem aqueles lugares onde você não precisará se preocupar com todas essas coisas. Parabéns a cada uma dessas empresas e profissionais que as lideram.

E se posso deixar uma dica extra:

🟠CARREIRA
A carreira é sua. Não da empresa que você trabalha, não do seu chefe, do seu parceiro, de ninguém. Só sua e a responsabilidade sobre ela também. Então assuma o protagonismo e planeje.

E para quem não entendeu a referência da imagem, peguei carona na nova temporada de Billions.

Deixe um comentário