Atenção plena, conexões verdadeiras.🧡

Até hoje vejo que as pessoas associam #mindfulness a meditação ou a algo místico. Na verdade, a “atenção plena” trata-se da prática de viver o momento presente, consciente dos seus pensamentos, emoções e do que está acontecendo ao seu redor.

Vamos fazer dois testes rápidos:

🟠 O que você comeu no almoço de segunda-feira?

Certamente você não lembrará, porque segunda-feira costuma ser um dia agitado e provavelmente vocês estava fazendo ou pensando em outras coisas enquanto almoçava, talvez até conversando com alguém.

Isso é o que chamamos de “piloto automático”, quando algo se torna uma parte constante da nossa rotina, o cérebro se adapta e começa a executar essas ações de forma mais automatizada. Um outro sintoma é quando você executa uma tarefa no trabalho, mas não sabe explicar porque faz ou porque faz de determinada maneira.

Esse modo automático pode te trazer muitos prejuízos na qualidade de vida e das suas relações. Mas de todos o que destaco aqui é a “Ausência de Intencionalidade”, quando você age sem intenção consciente – o que pode resultar em uma vida que é guiada por padrões automáticos, em vez de objetivos claros e valores pessoais.

Agora vamos ao teste dois:

🟠 Quando foi a última vez que você conversou com alguém sem olhar pro celular?

Estamos tão acostumados com as distrações que já não percebemos. Sempre estamos “fazendo só mais uma coisinha aqui” enquanto conversamos com outra #pessoa. Porque será?

E como será que as pessoas se sentem quando percebem que “não estamos lá”, de verdade com elas.

Com tanta tecnologia perdemos o hábito de querer ouvir a voz do outro, o som da risada, olhar nos olhos. Mas será que perdemos a necessidade? Como seres humanos, eu aposto que não.

Vivemos um momento onde um grande percentual de tudo que fazemos se mudou para uma interação em tela. Mas ainda sim, precisamos das pessoas.

Precisamos uns dos outros. 🤜🤛

Mesmo quando distantes precisamos de presença. Vou deixar aqui algumas dicas que você pode praticar para se tornar uma pessoa mais empática e presente:

🟠 Concentre-se no presente. Viva o momento presente de forma que depois seja fácil lembrar de cada detalhe do que você viveu.

🟠 Saia do automático. Procure fazer uma coisa de cada vez. Multitarefa é um engano.

🟠 Tenha interesse nas outras pessoas e demonstre isso, ouvindo e participando de suas vidas.

🟠 Quando for conversar, olhe nos olhos, sorria e seja recíproco.

🟠 Deixe o celular de lado quando for interagir, esteja presente.

🟠 Tome a iniciativa, procure as pessoas.

Como vimos aqui, mindfulness não é apenas sobre meditação, e sim sobre trazer essa atenção plena para todos os aspectos da vida, inclusive nas nossas interações. Ao deixar de lado as distrações, podemos cultivar conexões mais profundas, reduzir o estresse e aumentar nosso bem-estar emocional. Vamos desafiar uns aos outros a fazer dessa prática uma prioridade. 🌈🙏

🤗

Deixe um comentário