Ter uma rotina saudável e equilibrada entre sua vida e seu trabalho, não é mais uma meta utópica a ser buscada – é praticamente questão de sobrevivência hoje em dia.
Quando pensamos no quão saudável (especialmente no aspecto mental) essa rotina pode ser, temos a inclinação de olhar direto para os ambientes de trabalho, antes mesmo de entender o quanto nós mesmos somos protagonistas deste movimento.
Essa é uma pauta que trago bastante aqui, e também tem um espaço considerável nas minhas mentorias. Na maior parte das vezes a “causa raiz” dos desafios das pessoas mentoradas está ai.
Então, hoje trouxe aqui 4 sinais (positivos) de que você está no caminho certo:
🟠 SEM CULPA
Você entende a importância e não sente culpa por descansar ou fazer pausas. Quando descansa é capaz de se desconectar do trabalho sem #FOMO. Trabalhar incansavelmente, mais do que você consegue ou se dispõe só irá te adoecer e não te trará NENHUMA garantia de sucesso ou permanência em NENHUMA empresa.
🟠 LIMITES CLAROS E VALENDO
Sejam eles de espaço ou de tempo, os limites existem, são claros e praticados no seu circulo familiar, social e de trabalho. Não há reuniões no horário do almoço ou e-mails no final de semana, por exemplo. Assim como as distrações e momentos de diversão com quem você ama possuem seu espaço de forma integral, respeitando sua rotina de trabalho.
🟠 VOCÊ SE SENTE DONO DO SEU TEMPO
Em trabalhos que possibilitam, sentir-se dono da própria agenda e rotina pode ser um desafio em alguns contextos. Poder organizar espaço para pensar e realizar o trabalho na sua própria rotina é fundamental para qualidade das sua entrega e para sua #saudemental. Por mais que o trabalho no conceito que conhecemos seja um mero escambo de tempo, essa dinâmica parece estar com os dias contados. Precisamos nos preparar para um futuro quase presente, onde o foco é a entrega/produtividade e não o horário.
🟠 HÁBITOS DE AUTOCUIDADO
Reservar espaço para hábitos de autocuidado físico ou mental, contribui em muito para a saúde da sua rotina e sua relação com o trabalho. Uma atividade física, uma boa leitura, aquela série que te desliga do mundo, um banho demorado, brincar com sua criança, meditar, cuidar da sua pele, do seu cabelo – todas essas são atividades onde “você está cuidando de você”, seja qual for a sua favorita defina um espaço para ela em sua vida.
E é claro que falo aqui de forma generalizada, sabendo que sempre existirão as exceções e o contexto de cada um. Mas, por favor, não leve estas dicas como uma “receita mágica” e sim como um roteiro de reflexão, combinado? ☺️🙏