E tudo bem, você pode me chamar de #cringe #oldschool ou qualquer outro nome da moda, mas mesmo pra você que é jovem e acostumade com o #TikTok, recomendo muito este conteúdo.
De uns tempos pra cá tudo se tornou instantâneo e efêmero, e com isso a nossa expectativa e percepção se adaptou a essa dinâmica. Mas aprender ainda é a mesma coisa. Mudamos o jeito como aprendemos, mas será que estamos chegando lá?
Na minha época (como diz minha filha, quando era tudo preto e branco hahaha), quando queríamos aprender algo, fosse um período da história ou uma receita de bolo – recorríamos a livros, revistas, receitas impressas. Hoje quando queremos aprender algo corremos atrás de conteúdos em vídeo ou respostas rápidas. E não estou dizendo aqui o que é certo ou errado, estou explorando um conceito: aprender.
Havia toda uma mecânica no jeito que fazíamos “antigamente”, que agregava 4 fatores que não vejo presentes na forma como fazemos hoje:
🔸 Imaginação: precisávamos projetar o não conhecido, dar rostos, vozes, imaginar a cena do nosso ponto de vista.
🔸 Interpretação: nossa capacidade de absorver, elucidar e entender aquele conteúdo era constantemente treinada.
🔸 Raciocínio: enquanto consumíamos aquela leitura, precisávamos criar linhas de pensamento que nos conectavam com o final ou com a realidade.
🔸 Comunicação: na maior parte das vezes o tema nos era apresentado em uma forma de linguagem diferente da nossa, o que nos forçava a ler de novo, buscar significados no dicionário (quem nunca? eu até hoje), assim nosso vocabulário era enriquecido e nossa “comunicabilidade” se expandia.
A boa noticia é que os livros seguem disponíveis, e tal qual faziam os astecas, ainda podemos nos acomodar e ler, usufruindo de todos estes benefícios que listei. E não importa o tema do livro, todos estes pontos são o que o mercado vem chamando de #softskills (capacidades não técnicas), que cada vez mais serão importantes e requisitadas.
Se você pesquisar um pouquinho sobre #IA (Inteligência Artificial) vai ver que a tendência é o trabalho racional puro ser realizado pelas #IAs, enquanto nós aprimoramos nossas capacidades humanas, para “pilotarmos” esse futuro.
E não estou dizendo aqui que você não pode se desenvolver outras competências com a forma de consumir conteúdo atual, mas #Imaginação #Interpretação #Raciocínio e #Comunicação é mais difícil porque tudo está pronto e nos é disponibilizado instantaneamente, e sempre com a edição de quem conta.
Gostou desse conteúdo? Me conta aqui!