De uns tempos pra cá, passamos a ouvir com muita frequência a expressão “encontre seu propósito”, mas: cá pra nós, de que raios estamos falando?
“Uma vida com propósito é aquela em que eu entenda as razões pelas quais faço o que faço e pelas quais deixo de fazer.”
Disse Mario Sérgio Cortella em seu livro “Porque fazemos o que fazemos.”, mas o que significa ter um propósito e como o encontramos? 🧡
🟠 Encontrar o nosso propósito é entender o que nos move.
Tem a ver com conhecer o porquê de fazermos o que fazemos e onde queremos chegar com isso.
🟠 E propósito é #prática, não discurso.
Ele não precisa ser de dimensões absurdas. Tem que ser o que funciona pra você, de onde você está agora. Desapegue também daquela visão de “altruísmo”, gerar valor para as pessoas e para o mundo não significa necessariamente fazer isso maneira filantrópica. Muito pelo contrário, se você pensar nos fundadores mais bem sucedidos, verá que são pessoas cuja ideia de negócio veio de uma dor vivenciada ou da execução do seu propósito.
A Paula Boarin, fala sobre propósito em seu podcast, de uma forma muito lúcida, realista e direta:
🟠 Não precisa ser algo definitivo, porque você também não é.
Você muda, cresce, evoluiu, certo? Seu propósito também!
Reza a lenda que quanto mais próximos deste propósito, mais nutridos para a felicidade ficamos. E isso é relativo e pessoal.
Eu, por exemplo, achava que “entrega” tinha a ver com cargo, status de carreira. Depois de descobrir qual era essa minha missão, entendi que em qualquer trabalho ou função eu sou capaz de entregar aquilo que gera valor para as pessoas e ao mesmo tempo me preenche de uma forma que nenhum cargo, salário ou empresa é capaz de fazer. E essa foi a minha grande sacada com todo esse lance de propósito, que hoje vivo na prática, essa liberdade.
🟠 Gosto de encarar desta forma: sabe aquela coisa sua que você faz e nem vê o tempo passar? (se você é um #farialimer ou afins: o que te deixa em “estado de #flow“). Então, se isso também é capaz de gerar valor pro mundo, pras pessoas ou pro ambiente – olha isso de perto que pode ser o seu propósito.
Quando pensamos no trabalho, gosto sempre da analogia do Mito de Sísifo, para entendermos o quanto o propósito é tão importante quando salário e benefício, nessa TedTalk o Dan Ariely traz algumas perspectivas interessantes nessa linha:
🟠 No contexto da empresa quando pensamos em propósito e como nos alinhamos a este propósito. Isso é muito importante de ser avaliado na hora de escolhermos ou sermos escolhidos para uma nova posição ou até mesmo refletirmos sobre onde estamos hoje.
Eu gosto da visão do Rony Meisler, que defende que “um propósito não nasce em uma sala de reuniões, ele emerge”, que dividido aqui em baixo com vocês. E acrescento do ponto de vista antropológico-social: emerge e está sempre em estado de construção, porque é coletivo.
🟠 Quando pensamos em como colocar um propósito em prática, na maior parte das vezes usamos o contexto, o nosso entorno (o tempo que temos, a empresa onde trabalhamos, a economia, etc). Mas é sempre importante lembrar que quando falamos de propósito pessoal, somos sempre nós que estamos no protagonismo e definimos o ritmo.
Nesse sentido uma coisa que me ajudou demais a me conectar com meu propósito foi entender com o que valia a pena me conectar e principalmente: com o que não. Um livro que mudou minha forma de pensar sobre isso foi o “Essencialismo” do Greg McKeown, e gosto muito dessa resenha do Luis Vitor:
Uma ferramenta que pode te ajudar a iniciar, se você começar olhando para onde você está agora é a roda da vida, que deixo aqui uma ilustração simples da internet mesmo:

Aqui uma excelente explicação do IBC sobre o que é e como aplicar, mas é claro que você pode optar em contar com a ajuda de um profissional.
Por último, deixo como sugestão uma curta listinha de materiais que também me ajudaram:
Livros:
- “Encontre seu Porquê” – Simon Sinek
- “Por que fazemos o que fazemos? – Mário Sergio Cortella
- “Ikigai” – Ken Moji
- “Dê Propósito” – João Branco
- “Propósito Inabalável” – Bruno Gimene
Podcasts:
E pra fechar, deixo vocês com essa ilustra linda da Eddu Cardoso, que recomendo muito também os conteúdos dela.
