Quem me acompanha por aqui e/ou me conhece sabe que eu tenho uma rotina de trabalho e vida bem intensa, então é comum que me questionem com frequência sobre como eu consigo dar conta de compartilhar conteúdo aqui.
Comecei em 2018 na fase de consolidação de uma transição de carreira, mas este é apenas meu terceiro ano fazendo isso de forma estruturada. Com os aprendizados nesse período todo escrevendo e compartilhando, criei uma rotina baseada em:
🟧 INSPIRAÇÃO
Tudo é inspiração, leituras, conversas, séries, passeios, pensamentos.
Mas é preciso treinar a mente, o olhar e a escuta para perceber estes insights e estar sempre pronta para guardá-los. Eu tenho sempre um caderninho e caneta comigo, e (como todo bom brasileiro) tenho um grupo no Whatsapp comigo mesma só para insights.
🟧 IDEIAS
Transformar o que me inspira em ideias depende de observar, conhecer e perguntar as pessoas, no caso a audiência. Quando eu comecei a escrever eu pensava tão diferente de todo mundo, que escrevia “para mim” e de um jeito que “eu” compreendia. Aos poucos aprendi a exercitar a empatia, a escuta ativa e treinar minha narrativa para escrever para as outras pessoas. De ferramentas aqui eu uso o Notion para classificar as necessidades que mapeio para escrever (editorias), transformar essas ideias em pautas e por ultimo em conteúdo (mas já fiz isso em papel usando o método de #BulletJournal ou #Bujo como é conhecido). Depois de desenvolvidas as ideias e os conteúdos criados, eu utilizo a ferramenta #Etus para agendar a postagens e entender se as pessoas estão curtindo ou não. A ferramenta de enquetes do LinkedIn e do Instagram também me ajudam a entender sobre o que, quando ou em que formato devo produzir. Uma prática que recomendo é que você tenha o seu próprio site ou blog e crie lá, depois reproduza ou compartilhe nos canais com os quais se identifica.
🟧 DISCIPLINA
Comecei entendendo que disciplina é compromisso, e isso quer dizer constância não escravidão. Precisei ajustar frequência, formato, intensidade, profundidade e personalização dos conteúdos muitas vezes. Quis e ainda quero produzir em formatos e outros que não dou conta hoje em dia, não cabe hoje na minha rotina e tá tudo bem. Entender e ficar em paz com isso é uma grande virada de chave. Hoje em dia em separo algumas horas de alguns sábados para organizar as inspirações e pautas, outras para criar e pelo menos uma vez por mês eu paro para agendar tudo na plataforma. Outra coisa que faço é reproduzir os conteúdos mais antigos, porque muita gente vem chegando depois ou simplesmente não foi alcançada a primeira vez.
🟠 Mas eu PRECISO criar conteúdo?
Não, e só faça se isso for bacana pra você. Não deixe que nenhum “guru” te convença do contrário. Eu crio conteúdos que eu gostaria de ter tido acesso quando comecei e não tive. Levo isso aqui com muita seriedade e compromisso, mas de uma maneira que seja sustentável para minha saúde mental – então tem períodos que posto com mais frequência e outros que diminuo a intensidade.
🟠 E você posta na hora do trabalho?
Sim e não, meus posts são publicados muitas vezes em horário comercial, mas são agendados em um sábado. Mas gosto de pensar que estamos no século XXI e essa dinâmica funciona pra mim, então não estou dizendo que devem ou não devem compartilhar seus insights na hora do trabalho. Recomendo apenas transparência e bom senso.
🟠 Mas o que eu “ganho” postando minhas ideias?
Pra mim funciona como um #sideproject me ajuda a focar, a estruturar meu conhecimento e “tirar só da minha cabeça”. E são tantos ganhos que eu nem poderia listar, mas destaco que me ajudou a fazer amigos de interesses comuns, a melhorar ou mudar de perspectiva por conta de feedbacks, a me consolidar como referência em alguns temas “fora e dentro” do meu trabalho, a criar oportunidades para treinamentos e mentorias, mas acima de tudo: ajudar as pessoas a descobrirem e usarem seus poderes através do conhecimento. Este post estou escrevendo num sábado ao som de passarinhos na minha janela, depois de dar aula e mentoria, assistir vários capítulos de uma série maravilhosa e tomando um bom moscatel. Provavelmente vou agendar para um domingo, para que você receba em um momento também de relaxamento, mas que estejam começando a pensar na sua semana. 🌻