Estamos exaustos? Tem motivos!

Inicio de mês, meio de trimestre. Um bom momento para olharmos para trás e perceber o quanto já produzimos, o tanto que “deu para fazer”, em meio a tanta incerteza.

Esse exercício é muito importante, porque estamos tão pressionados pela #hiperprodutividade (ou produtividade tóxica, como está conhecida no mundo corporativo), que só olhamos para o que falta fazer, sem contabilizar e comemorar tudo que já fizemos.

🟠 Temos que dar conta de tudo? Não.

Porque um monstro se esconde por trás desse ter que “dar conta” e um vampiro por trás desse “tudo”.

E esse é o primeiro passo para lidar bem com o #overload (#sobrecarga) a que somos expostos: dizer “nãos” com consciência e sem nenhuma culpa. Porque quem diz sim para tudo, não está dizendo sim.

🟠 E minha reflexão de hoje é sobre isso, não dá pra pra dizer sim pra tudo – porque um sim que você diz, gera uma quantidade (imprecisa, eu sei) de “nãos” que você precisará dizer, inevitavelmente se você for um ser humano.

É uma regra universal cuidadosamente monitorada pelos deuses da #produtividade e da #qualidadedevida. E quando você não a respeita “coisas ruins acontecem” – e é claro, para nos sentirmos melhores colocamos a culpa no #murphy.

🟠 Meu mantra: #pessoas “super ocupadas”, em #overload, com a agenda tomada de #reuniões, raramente são produtivas. – e eis aqui uma escolha.

Ser uma pessoa produtiva, na minha visão, não se resume a “produzir bastante” – mas produzir certo, depois de pensar, fazer logo o melhor que se poderia ter feito, com precisão e alguma criatividade. Reza a lenda que só se pode fazer isso através de #foco, atenção e vontade.

E é biologicamente impossível ter vontade e foco, quando a pessoa está sobrecarregada (oi #neurocência!).☺️

🟠 Mas como aprendo a priorizar?
Priorizar tem a ver com muitas variáveis, mas entre elas eu destaco “autoconhecimento”, capacidade de negociação, domínio técnico do que você faz, conhecer bem a empresa onde atua e quais áreas podem fazer quais trabalhos. É sobre saber pegar um “trabalhão”, dividir em vários “trabalhinhos”, pegar pra você os que cabem na “sua bolsa” e dar alguns para outras pessoas.

🟠 E como faço para dizer “nãos”?
Dizer um não na maioria das vezes não algo literal.
Significa que você precisa encontrar o seu jeito de fazer isso. As vezes pode ser dizendo o que você pode fazer ao invés do que não pode. Outras vezes dizendo quando. E algumas será um não mesmo, mas te garanto que com um sorriso acolhedor ele vai “descer” melhor. Fuja também do #multitasking (ou #multitarefa), acredite mesmo que você consiga, vai deixar coisas para trás.

E você empresa:

🟠Não “gourmetize” a #sobrecarga. Porque é prejuízo, não lucro.

Dê tempo e recursos às pessoas para realizarem seus trabalhos.
Gente que não tem tempo pra “pensar, respirar, criar” entre uma reunião e outra, não está produzindo – acredite.

🙃🖖

Deixe um comentário